BeautyHub_Logo
Img.00100002

Beauty Business Blog

#10 dicas infalíveis para fidelizar clientes.

Conquistar novos clientes e aumentar as vendas e lucros é o desejo de qualquer negócio e profissional empreendedor. Entretanto, para ser realmente bem-sucedido, além de conquistar novos clientes é essencial ter em mente, estratégias para fidelizar os que já são.

Nesses últimos anos, apesar de estarmos em um momento delicado na economia, as pessoas estão se cuidando e investindo nelas mesmas cada vez mais.  No entanto, na mesma proporção que a demanda por serviços no segmento de beleza aumenta a concorrência aumenta também.

E com um mercado tão farto de opções, qual a melhor estratégia para fidelizar os clientes nessa área e se destacar diante dos concorrentes?

Confira nesse artigo, 10 super dicas infalíveis para fidelizar seus clientes de uma vez por todas!

DICA N°1 – Conheça o seu cliente:  A primeira dica é a que permite a realização de todas as outras. Você precisa conhecer o seu cliente e investir em um software de gestão e ter perfis em redes sociais pode facilitar  (e muito) esse processo. As redes sociais facilitam muito nessas horas, permitindo que você conheça mais profundamente cada cliente e tenha informações  relevantes sobre ele sem ser invasivo.  Isso ajuda a  observar a forma com que a pessoa se comporta na internet e saber falar com ela pessoalmente.

Saber quais assuntos a interessam,  desenvolver ali um relacionamento e assim conhecer seu cliente. Desenvolver conversas, se interessar pelos gostos do cliente, saber ouvi-lo, descobrir o que seu cliente mais gosta ou o que ele procura e o surpreender em relação a isso!

É importante que você o trate de forma individual e não generalizada. Ele precisa sentir que você o conhece e por isso vai saber oferecer e garantir o melhor para ele.

DICA Nº2 – Mantenha a qualidade do contato inicial: É muito comum empresas investirem muito no contato inicial com um cliente, afinal esse é o passo mais importante para a conquista. Mas além de um ótimo contato inicial, você  precisa manter o padrão para fidelizá-lo.

Não adianta proporcionar a melhor experiência de todas para um cliente novo, e depois deixar esse nível de qualidade cair só porque ele já foi conquistado.

Muitos clientes deixam de ser fiéis por ver que o serviço ou o atendimento já não é mais o mesmo. Sentir que a valorização era só por interesse e que depois ele se tornou só mais um entre os outros. Atente-se também para não tratar seus clientes de forma diferente, entre um e outro. Essa diferença consuma desanimar aquele que se sente desprezado.

É importante conhecer cada um de forma pessoal e  saber valorizar a todos igualmente. Todos são importantes.

DICA Nº3 – Invista em um atendimento de excelência: As pessoas querem estar onde se sentem bem. Em lugares que estão cuidando da aparência, principalmente, desejam se sentir relaxadas, pois em uma rotina corrida esse é o momento que elas têm para parar e cuidar de si.

Vale a pena valorizar o conforto e bem-estar da pessoa no tempo que ela vai consumir o serviço. Se preocupe se ela precisa de algo, saiba ouvir o que a pessoa deseja de você e o que você pode oferecer .

Lembre-se também que o atendimento fora do seu estabelecimento é de igual importância! Seja por telefone, e-mail, fanpage ou qualquer outro meio de comunicação, certifique-se de estar sempre disponível para seus clientes.

É importante saber dar suporte e não se preocupar só com a venda. Quando seu cliente buscar alguma sugestão,  tiver dúvidas ou quiser dicas, ofereça soluções com a mesma boa vontade de quando você está vendendo algo para ele.

Clientes que se sentem importantes a todo momento, consumirão os serviços a longo prazo e divulgarão sua empresa, se tornando fiéis e parceiros do seu negócio!

 

DICA Nº4 – Invista em promoções e sorteios: Uma ótima opção para manter seus clientes sempre ativos é realizar promoções que você sabe que vão interessá-lo.

Ofereça brindes, amostras grátis, dar um desconto para aniversariantes, promoções em datas especiais, entre outros. Essas podem ser boas formas de atrair seus clientes  e fazer com que se sintam privilegiados em seu estabelecimento.

Você também pode utilizar as redes sociais e realizar sorteios e promoções periódicas para quem curte ou segue o perfil de sua empresa nas redes. Poste também dicas, sugestões, coisas que serão úteis para seu público.

Isso vai fazer com que seu cliente fique sempre ligado e consuma o conteúdo que você divulgar na rede. Sua empresa será a primeira a vir em mente quando ele precisar do seu tipo de serviço.

 

DICA Nº5 – Saiba ouvir seu cliente: É muito importante se preocupar com o pós-visita assim como com cada processo de conquista e fidelização de clientes.

Seu cliente é seu melhor feedback (resposta) para saber o que você precisa melhorar, para que ele continue escolhendo você ao invés das outras opções no mercado.

Crie um meio para receber sugestões e reclamações, e seja atencioso em conferir e responder a essas solicitações o mais rápido possível.

Além de ouvir, é importante saber fazer uma leitura de seu cliente e respeitar o espaço dele. Não crie situações constrangedoras, tenha sutileza na oferta.

Querer forçar uma venda de serviço ou produto quando o cliente não está interessado pode até resultar na venda por pressão, mas provavelmente esse cliente não retornará ao seu estabelecimento para evitar essas situações.

E o cliente pode estar aberto para ouvir sugestões, mas, acima de tudo, ele deseja ser atendido em suas vontades. A não ser que seja caso de prejuízo para ele, não tente  o convencer de que o que você acha será melhor que o que ele quer. O pedido dele é mais importante!

Se você o convencer de algo por pressão e ele não gostar do resultado, a consequência e a culpa cairá sobre você e isso prejudicará seu relacionamento com ele.

 

DICA Nº6 – Crie uma estratégia de vantagem para clientes fiéis: Uma estratégia que funciona bem quando aplicada corretamente é o sistema de vantagem para clientes fiéis.

O mais comum é planejar um pacote de consumo, um cartão fidelidade, por exemplo, que quando o cliente atinge o consumo necessário ganha um serviço gratuitamente. Por exemplo, com 5 visitas para um tratamento em seu estabelecimento o cliente ganha um 6° tratamento gratuito.

Essa é uma forma de colocar essa estratégia em prática, mas  você pode usar a ferramenta que for mais compatível com sua empresa e seus clientes.

O importante é o cliente receber algo em troca pela fidelidade dele ao seu trabalho  e sentir que você também investe nele, que pode ser um relacionamento longo e vantajoso para os dois lados.

 

DICA Nº7 – Ofereça valor e não preço: Já percebeu como a Coca-Cola mesmo não sendo o refrigerante com o melhor preço do mercado mantém suas vendas e seus clientes?

 

Isso acontece porque a marca já conquistou autoridade e as pessoas a escolhem não pelo preço, mas pela marca.

Dessa forma, em sua empresa e em seus serviços, você precisa valorizar o cliente e o trabalho, levando em consideração que as pessoas tendem a investir mais por melhores serviços, e assim o preço deixará de ser o fator determinante.

 

DICA Nº8 – Invista em aperfeiçoamento e inovação: Você precisa ter um diferencial em relação aos outros. 

O que há de novidades em seu serviço para manter seus clientes atualizados e conectados a você ou seu negócio?

O que você oferece como diferencial?

Um dos maiores erros é se acomodar. É preciso se aperfeiçoar constantemente.

Inove sempre em sua maneira de trabalhar, pesquise as novidades do mercado, observe  atitudes que se converteram em fidelização e atraíram mais clientes, e as que você precisa repensar pois não deram resultados. Busque produzir experiências positivas para seus clientes. 

Aprender a reconhecer falhas com humildade e corrigi-las imediatamente te colocam à frente no avanço para o seu crescimento pessoal e nos negócios.

DICA Nº9 – Padronize  atendimentos, serviços e processos: Quando se tem mais de um funcionário para realizar os mesmos serviços, é importante padronizar o treinamento para que a excelência seja igual independente de quem o faça. Dessa forma, o cliente sente confiança para ser atendido por qualquer profissional da empresa.

Investir em treinamento também te dá  liberdade de expandir o negócio, afinal, não é possível estar em vários lugares ao mesmo tempo, mas  isso não pode ser um fator limitante para o crescimento profissional ou do negócio

Por isso, invista em pessoas!

 

DICA Nº10 – Padronize e mantenha os horários de atendimento: Oscilar nos horários pode prejudicar os clientes que tem uma rotina corrida.

Padronize os horários de acordo com o seu público. Por exemplo, se seu público tem maior disponibilidade aos finais de semana, vale a pena estabelecer o atendimento no sábado e deixar a folga para segunda-feira, onde a tendência é não ter muita demanda para seu trabalho. Além disso, manter o compromisso com seu horário transmite segurança e confiança aos clientes.

Lembre-se, a prioridade deve sempre ser os clientes e é preciso se adequar a esses parâmetros. Dessa forma o cliente sabe que sempre que precisar, poderá contar.

Essas foram algumas dicas de como melhorar ou começar um planejamento de relacionamento e fidelização de clientes.

DICA BÔNUS !!!

Lembre-se sempre: Seus clientes  são sua melhor forma de divulgação e publicidade. O cliente é o nosso maior patrimônio.

Os reconhecimentos e depoimentos deles são sua melhor maneira de atrair e fidelizar os novos. Faça  com que esses depoimentos sejam conhecidos, valorize seus relacionamentos e valorize seus clientes.

Seja diferente, faça a diferença!

Postado por beautyhub


logo com stroke png

Nossa Missão


Nossa missão é promover o desenvolvimento, a união e fortalecimento de negócios, empreendedores e profissionais do segmento de beleza, estética e cuidados pessoais, com o objetivo de elevar o nível de gestão, comunicação e marketing, relacionamento, satisfação e experiências positivas com seus clientes.

Receba em primeira mão as melhores dicas e conteúdos ricos para conquistar clientes, aumentar o faturamento e melhorar a gestão!

Respeitamos sua privacidade, NUNCA enviamos spam!

BeautyHub_Logo

  © 2018 · BEAUTYHUB BRASIL. Todos os direitos reservados.