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Marketing de Conteúdo – Como fazer?

Embora à princípio possa parecer uma ciência exata ou bastante simples de colocar em prática, o marketing de conteúdo exige bastante determinação, foco e atenção.

É importante planejar corretamente e antecipadamente todos os conteúdos que você precisará produzir, organizar, definir objetivos para cada um dos seus conteúdos, definir seu público alvo, etc.

Existem vários tipos de conteúdo que você poderá produzir, tanto para enviar por e-mail ou nutrir o relacionamento por meio do blog do negócio, quanto para o blog profissional.

Você decide quais conteúdos e qual a estratégia deseja implementar, mas é importante que tenha noção do quanto cada um desses itens exige, em termos de esforço e dedicação.

Mas afinal, o que é Marketing de Conteúdo?

Levando em consideração que as necessidades e vontades das pessoas mudaram bastante com o passar do tempo, o Marketing de Conteúdo é uma estratégia relativamente nova (em comparação com o marketing tradicional) e procura acompanhar essas essas mudanças na relação empresa-consumidor.

O foco dessa estratégia é informar e solucionar um problema do consumidor do seu conteúdo, com a finalidade de conquistar a confiança e o reconhecimento do mesmo, quando necessitar do seu trabalho. 

Acompanhe este BlogPost e veja um passo a passo para você conseguir organizar a sua própria estratégia de Marketing de Conteúdo!

Por onde começar?

Apesar de parecer fácil, sua estratégia precisa ser bem estruturada e organizada. Você deve ter muita atenção em cada passo, para que não deixe passar nenhum detalhe.

Quanto mais você se empenhar nessa etapa, mais facilmente você chegará a seus objetivos. E para isso, o planejamento irá te ajudar!

Planejamento: Nesta etapa, você deverá definir:

  • seus objetivos: Por mais que pareça simples, é importante detalhar bem quais objetivos você pretende alcançar com suas ações. Com isso, você poderá os organizar por ordem de importância e associar cada ação a um objetivo. Essa etapa servirá para acompanhar o andamento de sua estratégia e organizar suas ações.

 

  • Temas a serem abordados: Após a definição de objetivos, você poderá escolher os temas a serem tratados nos seus conteúdos. É interessante analisar os temas relevantes para seu segmento e as tendências (exemplo: um salão de beleza indicar produtos no poo e low poo), observar os conteúdos dos seus concorrentes e as palavras chave mais procuradas. Assim, você irá aumentar o alcance do seu conteúdo e atingir mais pessoas.


Definição de pautas: Definir pautas significa dividir seus temas em assuntos específicos. Por exemplo: na estratégia de marketing de conteúdo de um salão de beleza, um dos temas pode ser “conteúdos para cabelos cacheados”, onde algumas das pautas podem ser “fitagem: como fazer”, “dicas de hidratação”, entre outras.

Nesta etapa, você deverá escolher os títulos e palavras-chave de seus posts, o tipo de conteúdo que irá utilizar (se será blogpost, vídeo, eBook, infográfico, etc), fazer uma descrição do que será abordado na pauta (um resumo do que você pretende abordar com essa postagem) e escolher as referências (às fontes que você quer usar como base para criação do seu conteúdo).

Suas pautas serão o direcionamento do que será desenvolvido nos seus conteúdos – independentemente se o produtor deles será você ou não.

Produção de conteúdo: A produção dos seus conteúdos é uma das partes mais importantes de sua estratégia. Ele será o contato com seu público, deverá ser compreendido facilmente e ser coerente com as pautas.

Seus textos, vídeos, áudios, tutoriais, ou qualquer tipo de conteúdo que se adapte a seus objetivos, devem ser explicativos e solucionar um problema do seu cliente. Dessa forma você irá conquistar a confi
ança do seu consumidor e estreitar a relação com ele. Vale lembrar que o conteúdo deve ser compatível com seu público!  A linguagem utilizada deverá ser a mais próxima possível dos seus clientes, para que eles se identifiquem com sua marca.

Revisão: É imprescindível que seus conteúdos sejam revisados! Na revisão, você deve observar se o conteúdo se adéqua a sua pauta, se os argumentos são pertinentes e relevantes, se a linguagem está adequada a seu público, se não há repetição excessiva de termos e das palavras chave, entre outros.

Nos casos de conteúdo escrito (ou BlogPosts), a revisão também deve observar a ortografia e concordância. É importante que seu conteúdo esteja livre de erros desse tipo, para reforçar a confiança de seu cliente!

Testes, análise e reestruturação: Esta etapa serve para verificar a eficiência de sua estratégia!

Consiste em você analisar se seus conteúdos alcançaram os resultados que você esperava e reestruturar sua estratégia ou seu conteúdo, refazer se for necessário, entre outros, que te permitam concluir suas metas e dar continuidade na sua estratégia.

Mantenha e atualize sua estratégia!

É importante que você não se deixe desanimar, caso seu objetivo não seja alcançado a princípio! Montar uma estratégia de sucesso é trabalhoso e necessita empenho e organização.

Vai precisar de ajuda? O BeautyHub Brasil faz isso para você!

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Postado por beautyhub


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