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Whatsapp no relacionamento com clientes.

Recentemente, o Whatsapp tem se mostrado um grande aliado na conquista e manutenção de clientes. No entanto, também tem suas desvantagens: o que poderia ser uma facilidade, pode se transformar em uma experiência desagradável para seu público.

Atualmente, o WhatsApp conta com mais de 1,5 bilhão de usuários no mundo inteiro, e cerca de 120 milhões de usuários no Brasil, ativos mensalmente. Isso significa que mais da metade da população brasileira usa o aplicativo de mensagens instantâneas mais famoso do mundo.

Além das mensagens escritas, o WhatsApp possibilita aos seus usuários o envio e recebimento de mensagens de áudio, imagens, vídeos, localização, entre outros. Com isso, ele substituiu o uso das mensagens de texto e das ligações convencionais, conquistando seu espaço no mercado.

Por essas facilidades, o WhatsApp começou a ser utilizado também para fins comerciais! A velocidade na comunicação e a possibilidade de alcance do aplicativo se mostraram boas ferramentas na conquista e manutenção de clientes.

Porém você deve ficar atento ao utilizar esse veículo de comunicação na sua empresa! Assim como ele pode ser uma mão na roda, pode ser um tiro no pé.

Veremos as principais características do aplicativo e como usá-lo para aumentar o alcance de sua empresa!

 

Quais são as vantagens?

Nº1 – Todo mundo usa: O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais usado no Brasil. Em poucos anos, tomou o espaço das mensagens de texto. Além disso, o WhatsApp tem versões para os sistemas operacionais de todos os smartphones. Ou seja, é muito provável que seus clientes usem a plataforma.

Nº2 – Não é só texto: Com inúmeros recursos para enviar arquivos de texto, imagem, vídeo e áudio sem restrição de tamanho, o aplicativo se torna uma excelente vitrine para anunciar um novo produto ou serviço. Não existe restrição no número de mensagens enviadas nem na quantidade de contatos que irão recebê-las. Portanto, é interessante enviar anúncios, promoções e novidades para seus clientes.

Nº3 – Resposta imediata: Divulgar o número do WhatsApp em anúncios e no site e perfis de rede social da empresa permite que o cliente chegue até você com maior facilidade. Recomendamos que você faça um teste rápido: verifique quantas mensagens você recebe no aplicativo e não lê. Quase nenhuma. Enviadas em tempo real, as mensagens têm retorno instantâneo. Um bom atendimento fará com que você fidelize seus clientes com maior facilidade.

Atualmente, o WhatsApp possui uma base de 1 bilhão de usuários ativos em todo o mundo. Mas todo esse pessoal não utiliza o WhatsApp apenas para fins pessoais. Nós temos quase certeza que, se você está lendo esse texto, significa que você usa o WhatsApp também em seus negócios.

E quais são as desvantagens?

Nº1 – Falta de privacidade e espaço: Caso você vá utilizar o seu número pessoal para se comunicar com seus clientes, existe a possibilidade de receber mensagens inconvenientes ou em horário desagradável. O ideal é utilizar um número próprio para sua empresa.

Nº2 – Empresa chata: Parece simples, mas não é. Ao administrar contatos profissionais, é necessário que você conheça bem seus clientes, para que o pode ser praticidade e facilidade não se torne incômodo. Somente envie mensagens necessárias e relevantes, que possam despertar a curiosidade do seu cliente mas sem passar do limite do aceitável. Uma dica é imaginar a situação invertida! Trate seu público como você gostaria de ser tratado.

Mas afinal, qual a melhor forma de usar o WhatsApp na sua empresa?

 

  • Comece devagar! Faça um cadastro pessoal e inclua nele as preferências e particularidades de cada cliente. Tente especificar qual(is) serviço(s) são utilizados e quais outros seriam interessantes para eles;
  • Envie promoções e novidades do seu negócio! Aproveite este espaço para divulgar seus serviços e diferenciais;
  • Aceite críticas e sugestões! Lembre-se que seu público é sua melhor fonte de informações. Experimente fazer uma pesquisa de satisfação com seus clientes, faça testes e estreite ainda mais a relação com eles;
  • Não envie conteúdo demais! Dê prioridade às mensagens realmente relevantes para os seus clientes;
  • Não misture seus contatos (e suas mensagens) pessoais com os profissionais! Mantenha a agenda da sua empresa em ordem.

Como vimos, o Whatsapp pode ser uma ótima maneira de estar em contato com seus clientes. Ele os aproxima de sua empresa e torna a comunicação mais rápida e dinâmica, mas é preciso ter bom senso.

Nós, do BeautyHub Brasil, estamos a disposição para te auxiliar nesse desafio!

Postado por beautyhub


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